O futuro Museu Nacional Resistência e Liberdade, na Fortaleza de Peniche, já recebeu mais de mais de 50 mil visitantes desde a abertura ao público da exposição “Por Teu Livre Pensamento” e da inauguração do Memorial aos Presos Políticos, a 25 de abril último.
Esta cifra foi alcançada terça-feira, dia 30 de julho, decorridos três meses e cinco dias desde a reabertura oficial da Fortaleza que foi prisão política durante o regime do Estado Novo. A cerimónia, que assinalou os 45 anos da Revolução dos Cravos, contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa.
As estatísticas daquele que será o 15º museu nacional, sob tutela da Direção Geral do Património Cultural (DGPC), revelam um significativo fluxo de visitantes, que inclui até ao momento mais de três mil visitas guiadas de grupo e cerca de mil visitas com recurso aos Audioguias. Só durante o mês de julho registaram-se 20.832 entradas.
Durante a atual fase de instalação do futuro Museu, o acesso à exposição “Por Teu Livre Pensamento” e a toda a área visitável da Fortaleza faz-se de forma gratuita, de quarta-feira a domingo, entre as 10:00 e as 18:00. Todas as informações sobre o projeto e sobre a história deste Monumento Nacional estão disponíveis no respetivo site.