Terça a Domingo, 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00 (última entrada às 17:30)
Há 70 anos, António Dias Lourenço fugia da cela disciplinar da cadeia do Forte de Peniche situada no Fortim Redondo, denominada “O Segredo”. A sua fuga constituiu uma humilhação para a ditadura, mostrou a vulnerabilidade da Cadeia de Peniche e a determinação dos resistentes.
Multifacetado, determinado e imaginativo, António Dias Lourenço fez da sua vida uma luta incessante pela Liberdade do povo português. Preso por duas vezes num total de 6.200 dias, e em ambas torturado, adotou “um ligeiro sorriso constante” para que os torturadores não lhe vissem o sofrimento.
Após o 25 de abril de 1974 desempenhou um papel interventivo na implementação da democracia, sendo deputado constituinte, deputado na Assembleia da República, membro do Comité Central do PCP e diretor do jornal Avante! Continuou ativo até ao fim dos seus dias, atuando junto dos mais jovens para preservar a memória da resistência à ditadura.
Com a exposição “O Segredo de António Dias Lourenço” pretende-se comemorar esta fuga histórica e desvendar um pouco do segredo da vida de um dos mais respeitados resistentes ao regime. É também objetivo da exposição consciencializar as novas gerações de que a Liberdade que usufruem hoje, assenta nas vidas daqueles e daquelas que fizeram da resistência ao fascismo o seu propósito.
Fortaleza de Peniche | Sala de exposições temporárias
PreçoO bilhete de entrada no Museu dá acesso à exposição