O projeto debruça-se sobre o website do Museu Nacional Resistência e Liberdade e procura apurar de que forma é que este pode ser melhorado através de uma intervenção proveniente das Humanidades Digitais que potencie a acessibilidade, a comunicação, a imersão e a interação dos utilizadores com os conteúdos do Museu.
Assente numa metodologia de investigação-ação, foi realizada uma análise à interface do website do Museu, complementada por diálogos com a instituição, com o objetivo de planear uma intervenção que resultasse na proposta de dois protótipos de modelos de apresentação de conteúdos no website do Museu.
O primeiro modelo consiste na criação de uma nova interface expositiva para a página “Memorial” referente aos ex-presos da Cadeia do Forte de Peniche. Já o segundo, futura a elaboração de uma visualização interativa das fugas ocorridas nesta cadeia, através de Sistemas de Informação Geográfica.
Deste modo, o projeto visará a criação de artefactos digitais que, ao potenciarem digitalmente a narrativa do Museu, contribuem para uma melhor estratégia digital do mesmo.
Trabalho de Projeto de Mestrado em Curadoria e Humanidades Digitais
pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH)
– Mestrando: Francisco Manuel Dias Nabais
– Orientação: Prof. Dr. Daniel Alves (IHC, NOVA FCSH)
– Coorientação: Dra. Alba Comino (IHC, NOVA FCSH)