A pesquisa visa explorar a relação entre a memória histórica da repressão durante o regime salazarista e o fortalecimento da educação democrática, analisando o papel das narrativas do passado na construção de uma cidadania crítica e na resistência ao populismo.
Parte-se do pressuposto de que a memória histórica, como prática social e epistemológica, é fundamental para a preservação da democracia, ao incentivar a reflexão sobre os legados da repressão e das lutas pela liberdade. Com base em teorias historiográficas e da história pública, a investigação busca valorizar as memórias de indivíduos e coletividades que resistiram ao autoritarismo, destacando a sua importância na formação de cidadãos comprometidos com valores democráticos.
Para alcançar esses objetivos, o estudo recolherá testemunhos de pessoas que viveram sob o Estado Novo, assim como de especialistas e educadores, além de analisar instituições de memória, como museus e centros de documentação. A pesquisa incluirá metodologias como atividades práticas no Museu Nacional Resistência e Liberdade, observação participante e revisão de literatura.
O trabalho pretende evidenciar o potencial pedagógico da memória histórica na desconstrução de discursos populistas, nomeadamente na área museológica, frequentemente marcados pela simplificação e negação de valores democráticos. O estudo busca, assim, promover uma integração mais eficaz entre memória, educação e cidadania.
Mestrado em Património Cultural e Museologia
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Mestranda: Nicole Colaço Vicente
Orientador: João Paulo Avelãs Nunes